30 de jan. de 2009

O clone

Flora, Dodi, Silveirinha e cia. se despediram há duas semanas e ainda não consegui voltar meus olhos e ouvidos para a “nova” novela das oito, a bollywoodiana Caminho das Índias, de Glória Perez. A sensação (ou será a certeza?) de déjà vu é tão grande que o controle remoto acaba não sossegando um minuto sequer. A trama tem a mesmíssima fórmula de outras histórias da autora, como América, O clone e Explode coração.
Se hoje os indianos são o povo/cultura da vez, ontem tivemos os americanos/mexicanos naquela Miami bem Projac, de uma rua só; os marroquinos sob o sol avermelhado de Jayme Monjardim; e os ciganos conectados à então incipiente internet (pelo menos no Brasil). Se hoje Bahuan e Maya são o casal de castas diferentes que vive o-romance-com-sérias-restrições-casamentárias, ontem Tião e Sol, Lucas e Jade, Júlio e Dara foram os pombinhos que sofreram horrores e amores por causa de seus mundos distantes. Se hoje o merchandising social (digno de todos os aplausos, embora esteticamente questionável, por ser às vezes didático demais) mira os esquizofrênicos, ontem foram alvo dele os deficientes visuais, os viciados em drogas e as mães à procura de seus filhos desaparecidos.
Além dessas "meras coincidências", não vai demorar muito para que típicas expressões indianas se tornem bordões nacionais, como aconteceu com os inshalás! e ialas! de O clone. Acredita que já ouvi marmanjo dizendo por aí que está "louco para amarrar seu magala sutra" na vizinha gostosa? Calma, gente! O magala sutra é apenas um colar de casamento, que corresponde às alianças que os noivos trocam deste lado do mundo... Are, Baba!
Bobices linguísticas à parte, prometo bancar o heroico Vasco da Gama (o que, convenhamos, não será difícil para um cruzmaltino, né?) e descobrir esse novíssimo caminho para as Índias. Afinal de contas, pelo pouquinho que espiei, as cores fortes de cidades como Jaipur, a imponência do Taj Mahal e a boa companhia dos sempre excelentes Tony Ramos e Osmar Prado devem valer a passagem. Chalo!

50 comentários:

Cientista louco disse...

eu nao curto muito novela mas como essa vai ter um foco em midias sociais (trabalho com isso) eu estou dando uma chance mas nao estou achando tao ruim nao me lembra o clone

Anônimo disse...

verdade que as duas novelas sao parecidas, mas nem tanto
é que a autora é a mesma, moço
bjos!

Anônimo disse...

Que bom q eu sempre vou ler nesse horário *-* Pq pelo jeito é a 'maior' perda de tempo OSAKOSAKOASK.

Bom blog ;D

http://tiomah.blogspot.com/

Gabriela disse...

Era mais fácil eles passarem O Clone em Vale a Pena ver de Novo. Não tenho muita paciência para este tipo de novela..

Vai virar modinha.. daqui a pouco tá todo mundo fazendo aula de dança indiana e usando aquele brinco da Maya!

Seu blog está espetacular, parabéns!
http://onbritney.blogspot.com/

Erich Pontoldio disse...

Ultimamente televisão pra só ta servindo pra ligar no jornal da manhã da globo ... não tenho tido muito tempo não

Wander Veroni Maia disse...

Oi, Fábio!

Apesar da Glória Perez não trazer muita novidade na novela, vejo tantos problemas de roteiro em "Caminhos da Índia", principalmente na parte indiana, que tem hora que até a comparo com a novela "Os Mutantes", da Record, que transformou uma história interessante, num roteiro didático e com total ausência de argumentos.

Os indianos da novela parecem comerciantes portugueses, além da falta de consistência do amor dos protagonistas. Ao mesmo tempo, sinto falta da direção do Monjardim na novela da Glória Perez, que mostraria belas imagens da Índia e daria um pouco mais de brilho as cenas.

Comparar "Caminhos" com o "O Clone" parece até uma maldade, pois o Clone foi mil vezes melhor. Mas, não tem como fugir, né: os indianos até parecem mulçumanos. Faltou veracidade da autora. Quero ver como ela vai trazer os indianos pro Brasil sem ser forçar a amizade...rs...uma vez que na novela indianos e brasileiros falam a mesma língua.

Adorei sua crítica!


Abraço

Wander Veroni Maia disse...

Ah, esqueci de dizer: cadastrei o blog no meu "Seguidores" e vou recomendá-lo lá no Café com Notícias. Parabéns pela qualidade do blog e das críticas. Vocês ganharam um fã!

Abraço

Habib Sarquis disse...

Realmente as novelas de hoje estão deixando a desejar, acompanhei a ultima novela a " Favorira " gostei, mas quando comecei a acompanhar essa nova " Caminho das Indias " me deu uma insatisfação tão grande que desliguei na merma hora a tv. É um deja vu como vc falou, cópia de Clone...

Abraços...Ass: Habib Sarquis - Leitura Dinâmica - www.habibsarquis.wordpress.com

Andréia Silva disse...

Eu gosto das novelas e semelhanças entre elas de Glória Perez!

Flá Romani... disse...

Assisti só alguns trechos, mas ta parecida com o Clone sim hauhauhauahuahuahuahuahauhauhauha

Anônimo disse...

Pra mim não vale não, há algum tempo aparei de ver novelas, a influência que trazem pra sociedade é ruim no meu modo de ver, o pessoal fica muito alienado.... é só novela, futebol e carnaval.... que tsiteza !!!!!

Rosangela A. Santos disse...

Logo quando vi a propangando da novela pensei a mesma coisa que vc!
O foco central é praticamente mesmo.
Não estou acampanhado, via algumas coisas e não sei se é por está no inicio mas não achei nada atrativa a novela.

Abç.

Felipe Sali disse...

Oi tudo bem?
GOSTO MUITO DO SEU BLOG, ENTÃO INDIQUEI ELE PARA UM SELO.
PASSE LA NO MEU PARA OEGAR MAIS INFORMAÇÕES http://www.tudoqueeutilounao.blogspot.com/

Pequeno Historiador Urbano . disse...

A novela pode ser uma copia de Clone e America, mas o Elenco é o melhor, inclusive houveram criticas dos demais autores, porque em "Caminho das índias"
estava repleto dos grandes atores globais.

www.a-setima-efervescencia.blogspot.com

Juss disse...

Obrigado pela visita em Fogo Aberto. Pode deixar que tomarei mais cuidado e cometerei menos erros ortográficos.

Leandro Kerr disse...

Pô. não acompanhei as novelas.. mas se você diz, tá dito !

Parabéns pelo blog !

Waltinho disse...

Concordo com Fla,parece a novela O clone...
Não me empolguei

DoNotCross disse...

tirou as palavras da minha boca! aoieae
ela inventa essas novelas pra conhecer o mundo fala a verdade. o/
se miguel falabella nao estivesse fazendo negócio da china aposto que seria o próximo plano dela. abração

Unknown disse...

UAUHSUAHSHAUHSUAHSUAHS

olha eu nao vejo a globo.. mas quando em minha avó vi a propaganda dessa novela, logo falei que era o clone da india xDD

http://opoestadeplutao.blogspot.com/

Yuri Fernando disse...

Cara, eu não gosto de novelas, mas a unica que prestou foi PARAISO TROPICAL \O/
Eu tb gosto dessa nova Caminho da Indias pq ela nos ensina um pouco sobre a cultura indiana, que é uma cultura muito rica em tradições \o/
---------------------------------

Visita o meu blog:

http://nerdgalaxy.blogspot.com/

http://nerdgalaxy.blogspot.com/

http://nerdgalaxy.blogspot.com/

http://nerdgalaxy.blogspot.com/
http://nerdgalaxy.blogspot.com/
http://nerdgalaxy.blogspot.com/

http://nerdgalaxy.blogspot.com/

Unknown disse...

Não assisto novelas, justamente pela mesmice dos personagens. Mas respeito quem gosta, pq eu amo e adoro todas as séries que passam no canal Sony. Sei de várias pessoas que detestam , então fazer o quê???? Respeitar quem gosta e qd conversando com uma delas, escuto e fico balançando a cabeça afirmativamente ( que nem ´repórter ) e de vez em qd falo : "É mesmo?" "Nossa!" " Que coisa!" . Como diz uma música chatinha : " Cada um no seu quadrado".
Beijinhos!!
http://cgfilmes.blogspot.com/

Thiago Paulo disse...

Olá... Confesso que estava bem empolgado por essa novela... e olha que nem gosto muito de novelas. Mais nem estou vendo, pois, assim como vc mesmo citou...Está muito repetitivo.

Acho que A Favorita vai fazer uma falta tremenda!!!!!!!!!1

Até mais!!!!!!!!!!

palavras ao vento disse...

eia blz...não pega não...errando que se aprende..eee...e valeu pelas dicas...na proxima acerto...abraços;;;

blog disse...

Não assisti a nenhuma das duas telenovelas, mas, até onde sei, a fabulação está exagerada. Indianos comunicando-se em português só é algo pior que Tony Ramos - com aquela cara de portuga - sentindo-se um hindu.

Anônimo disse...

Cores! Adoro cores!!! e a nova novela é cheiona delas! Gosto montão das roupas indianas, vaporosas, coloridas, bordadas de dourado... é uma delícia para os olhos. Gosto também de aprender um pouquinho das tradições, mesmo sabendo que são devidamente novelizadas. Mas minha atração por "Caminho das Índias" fica somente aí, nesse patamar de contemplação distanciada. O que eu prefiro na novela é aquilo que consideramos "exótico", que não me pertence. A parte do Brasil, especialmente a do Zeca (que eu, como professora, tenho vontade de esganar -- a ele e aos pais), só me chateia ou me angustia. A parte da Índia, porém, é um descanso, é uma fuga, como faziam os meninos ultra-românticos do século XIX: tradições longínquas para esquecer um tantinho o nosso cotidiano meio cinza. A novela é bastante ruim, inclusive comparada a "O clone" (que já não era graaaandes coisas). O casal principal, para seguir a tradição das novelas da Glória Perez, tem a mesma química existente entre uma joaninha e um canguru. Zero de vontade de torcer por eles (no "Clone", torci mais pelo contundente Said; em "América", pelo fofíssimo do Ed -- que, para minha total alegria, ganhou a mocinha, oba! Só não torci pelo cigano Igor porque prefiro personagens que falem no mínimo duas frases). Novela após novela da Glória, a duplinha romântica principal é escolhida a dedo para não combinar. Incrível. A única coisa que se salva é o fascínio das festas indianas, ritmadas, produzidas broadwaymente (embora irrite um pouco quando os personagens dancem em casa do nada -- como se os brasileiros, por exemplo, sambassem na sala o dia inteiro), e o interesse pelos costumes pitoresquíssimos do nosso ponto de vista. Não deixa de ser um alívio a gente NÃO se projetar no sistema de castas, NÃO se ver na mecânica dos casamentos arranjados. Só o que me atrai nessa novelisca é o que não sou eu, o que eu não vivo, o que eu não preciso viver. O poucochinho que eu assisto à trama, assisto pra isso: pra não me ver ali dentro. Principalmente para as mulheres, é um bálsamo saber como a gente tem sorte. :-) Já pensou não poder falar o nome do marido na frente da família? Já pensou ser obrigada a ter filho homem pra ganhar uma mera chavezinha da despensa, em sua própria casa?? Are, Baba!...

Saulo Barreto disse...

Gostei de tudo que vc disse, não assisto novela desde carinha de anjo que passava na sbt, não tem como ficar por fora do que acontece, pois há muitas fofocas, então basicamente o que eu sei, só de fofocas e conversas é tudo isso aí que vc falou|!!!!

parabéns pelo brog!!

http://rindodevc.blogspot.com/

Pedro Dodgers disse...

hj em dia tá dificil criar, e mais facil copiar a formula de um sicesso do q tentar criar outro

Anônimo disse...

- é,eu não tive oportunidade de ver o clone,mais américa eu vi,e não é tão parecido assim como voce diz..
Eu não curto muito novela assim..
mais acho bacana a iniciativa de mostrarem as culturas que mtos desconhecem das indias..

http://entreeuvoce.blogspot.com/
ESPERAMOS VOCE LÁ! ;)

Bela disse...

Olá, postei um texto sobre o aborto e como sei que vocês tem boas opniões e argumentos gostaria que fossem dar uma olhadinha lá.. Um beijo!

Ananda V. Sgrancio disse...

Odeio novelas, são monotonas.
:D


http://opniaoinutil.blogspot.com/

felipesfr disse...

verdade, novelas parecidas...
modismos que pegam das novelas.. verdade, sempre ocorre.. mas, vamos ver o conteudo, isso q importa..

ta ótimo o blog

Unknown disse...

eu assistia novela quando era guri, mas hoje em dia parece que já vi tudo. é tudo igual, nem perco mais meu tempo.
.
.
--
www.moolegal.wordpress.com
agora perco meu tempo aqui.

Marcus Alencar disse...

Já curti mais novela antes, se for boa eu acompanho até certo ponto, depois abandona, não dá para seguir muito. Sobre as suas observações a respeito da novela, penso que é incrivel como essas formulas de casais de diferentes familias que se apaixonam e passam por todas as adversidades é gasta. Não custaria nada utilizar outro tipo de romance, inovar ,sabe, nem todo romance precisa ser igual para ser interessante.

Neuro-Musical disse...

Como você disse, há uma semelhança grande entre as novelas da Gloria, mas confesso que todas que assisti foram boas. Vou sentir falta da Favorita e como você, ainda não consegui voltar meus olhos para a novala. Meu interessa agora é BBB.

www.centralldamusica.blogspot.com

Anônimo disse...

E sem contar que a dança provavelmente substituirá o samba depois do carnaval - como foi o "fenômeno" da Dança do Ventre.

E prepare-se também para a "sabedoria dos gurus" influenciar nossas vidas. Se fosse vivo, Maharishi Yogi faria uma turnê pelo Brasil e provavelmente se tornaria o guru de Ivete Sangalo e NX Zero.

Are baba!

Marcus Lobo disse...

O titulo é bem sugestivo e causa uma ambigüidade legal...a estética do seu blog ta de parabéns, as matérias tbm!!!

Petter disse...

Odeio novelas e produções nacionais (me referindo apenas a tv) e odeio ainda mais alguns autores que adoram um ''arroz com feijão'' e sempre acabam fazendo as mesmas histórias, usando os mesmos atores sempre. Vide Glória Perez e Manoel Carlos, que sempre contam as mesmas ladainhas com tom de ''ultilidade pública'' a única diferença entre ''Caminhos'' e ''O Clone'' é que os belissimos olhos de Giovana Antonelli foram trocados pelos esbugalhados da Juliana Paes, falei.

BLOGDOED disse...

Olá!!!

Você visitou meu blog http://blogdoed-ednaldo-blogado.blogspot.com/

passei aqui pra dizer que fiquei lisonjeado com o fato de você usar meu poema "HÁ" em sala de aula.

Espero sua visita mais vezes.

Obrigado pelo carinho com o poeta.

Bjos

Anônimo disse...

Eu sempre achei que novela existe a mesma temática, só muda o nome e a locação que é feita.... como disse um doido que li esses tempos atras, num livro de auto-ajuda para assistir televisão, as novelas seguem o mesmo padrão e sempre algum personagem esta buscando o-pai , a mãe ou o filho legitimo, e as protagonistas que são sempre gostosas terá sua participação em revistas masculinas....

Eu ainda acho que essa novela da india ta parecendo mais uma escola de samba do que qualquer outra coisa!!!! MAs é isso aeee!!!!

Unknown disse...

FALANDO SÉRIO:
não sei, não sei mesmo como é que existem pessoas que perdem tempo com novela!!
meus filhos, vamo ler um livro!!

--
www.moolegal.wordpress.com
e acessar o móó legal, lógico!

Anônimo disse...

Odeio novela. Você tocou num ponto forte, que é isso de "coincidências" entre novelas. É a mesma história que a gente já conhece, com personagens diferentes, um nome diferente, uma coisinha mudada aqui e ali. E só.

Pikenaáh ~ disse...

Antees eu assistiia noveela
agoora noom maais.
perdii u interesse saabe.
hoora dii noveela toô nu pc atualizaandu meeu bloog, ou fazeendu trabalhoos ii etc.
úniico horáriio kii posso fazeer outraa cooisa seem seer estudaá. OMG voou enloukeceer :O

gosteei du poost maaan 8]

daah umaa passadiinha laah ;]
www.doispetelecos.blogspot.com

Anônimo disse...

otimo texto!
eu comecei a ver essa novela pelo youtube (moro em portugal e aqui ainda esta terminando a favorita, mas fui acompanhando pelo youtube) e achei UM SACO. Vi tres capitulos so, e depois parei. Eh a mesma coisa das outras novelas, mesma coisa do O CLONE principalmente. Alem dos atores principais serem pessimos... aquele "apaixonamento" de primeiro olhar CHATERRIMO, enjuaderrimo, super forçado. ODIEI.
Parabens Fabio.

Clari disse...

:) a novela é boazinha até... mas 'o clone' é imbatível!
Valeu pela visita!! Volte sempre, viu?
:*

KGeo disse...

eu não chamo de camhinhos para as indias, eu chamo de negocios da india

Diva Déa disse...

Hehehehehe, muito bom seu texto, Fábio. Como sempre, seu humor deu um toque a mais nele.
Concordo com você: quando assisto (ou melhor, tento assistir Caminho das Índias) tenho a sensação tão grande de estar revendo O Clone que desisto e mudo de canal, ou até desligo a TV, pois a trama se torna previsível. Sinceramente, nessa aí a Glória Perez decepcionou. Seria melhor reprisar O Clone no Vale a pena ver de novo.

Bjsssssssss.

Pablo Mateus disse...

FLORA É O QUE HÁ

TATA CRISTINA disse...

Pode crer, todas as novelas dela são iguais, só muda os nomes!!!

Comenta no meu blog, ok?^^

http://taiscristinasworld.blogspot.com

Beijos

Viviane Righi disse...

Há muito tempo não acompanho mais novelas. Por incrível que pareça, uma das últimas novelas que assisti foi O Clone. Hoje, não tenho mais muito tempo e até vontade - confesso, para me envolver com novelas. Só fico triste porque sei que a TV poderia ser bem melhor do que é atualmente, produzindo um conteúdo mais elaborado e que até ajudasse mais as pessoas em alguma coisa.

Mas enquanto esse tempo não chega, vamos ver se essa nova novela irá surpreender: espero ler notícias sobre isso em algum momento.

Abraços!

PakiiT[O] disse...

Miinha mãae e meeu pai assistem todo diaa. meu pai assiste no meu quarto e como é meio durão fala que não ta assistindo, ki apenas esta esperando começa BBB
kaopskaposakok

Viisiita u mêeu láa.
www.doispetelecos.blogspot.com