Ora, como haveria de ser o Natal, senão feliz, feliz, feliz?... Pois haverá então outro Natal que não este, o de hoje, o de sempre? Será possível, por acaso, que a História rebobine dois mil e poucos anos e que Jesus venha a desnascer? Porventura a estrela daquele dia deixará de brilhar bussolamente? O presépio poderá desfazer-se? Os Reis Magos desistirão de sua busca? Os anjos calarão o seu anúncio? Tudo o que foi deixará de ter sido? Todo o acontecido algum dia desacontecerá?...
Não: o Natal, como Natal que é, como presente que foi, como essência que tem; o Natal, como fato histórico; o Natal, como fato religioso; o Natal, como nasceu e por quem nele nasceu – o Natal é eternamente si-mesmo, e não poderia nunca, em hipótese alguma, ser qualquer outra coisa que não uma redundância de felicidade. O Natal é inevitavelmente feliz; nós é que podemos ser infelizes nele. Se há pessoas que não vêem e não verão o Natal com olhos felizes, a culpa é nossa. Se há pessoas que não suportam esta época por causa da saudade de quem amaram, a culpa é nossa que as deixamos solitárias, e que lhes permitimos pensar que só uma vez na vida tiveram o direito de ser amadas. Se há pessoas infelizes pela doença, a culpa é nossa – nem sempre da doença, é claro, mas sempre da infelicidade; afinal, não demos a elas motivos para acreditarem que em algum lugar há remédio, apoio, compreensão, compensação. Se há crianças que não crêem mais nem nos pedidos a Papai Noel, a culpa é nossa – demais! Se há pessoas sem uma ceia decente (ou perto disso que seja), a culpa é nossíssima! Nossa – não apenas (mas também) como indivíduos: nossa como grupo, como história, como cultura torta, como mundo torto, como um tudo torto que nasceu e cresceu torto o suficiente para jogar no que é perfeito a fatura de nossa imperfeição. E assim arrematamos nosso escandaloso marasmo, nossa indiferente condescendência, lançando nas mensagens a frase bonita e pleonástica: feliz Natal!
Não desejemos feliz Natal para alguém. Desejemos, façamos! alguém feliz no Natal. De preferência muitos alguéns, de preferência em todos os Natais. Não embrulhemos nossos melhores presentes, mas nos transformemos neles. Vivamos o que hoje dizemos. Sejamos o que hoje celebramos. Um bom você para este Natal!
33 comentários:
Não concordo com tudo dito, mas o texto está muito bem elaborado.
Parabéns.
Camelo Bebo sem limites para o entretenimento e Humor.
http://camelobebo.blogspot.com
Linda mensagem!
Tem razão cara o Natal éternamente si-mesmo, um dia de paz amor, e religião.
A propósto, feliz você para este natal! :)
Retribuindo a visita.
Concordo com você que o Natal vai ser sempre Feliz, mas para algumas pessoas essa data é muito triste. Milhões de crianças vão acompanhar pela TV mesas lotadas de alimentos sendo que não terão nem pão para comer, enfim, acho que é muito complexo analisar o Natal, cada pessoa interpreta como acha melhor.
Eu por exemplo não gosto muito, perdi muita gente querida e essa data me dá muita tristeza.
Desejo um Natal bem Maneiro pra você.
Seja como for...Ho ho ho!
www.olhaquemaneiro.com.br
que delícia de texto! Eu passaria horas aqui lendo teus escritos. Interessante que comecei a ler e minha feição foi mudando pq no início eu pensei: "oxe, essa menina tá é louca! " Mas no desenrolar do texto percebi que tudo o que vc estava falando fazia sentido...mais interessante é que hj eu acordei de péssimo humor e agora, após ler seu texto, um sorriso surgiu em meu rosto, afinal, é Natal! E tudo o que eu quero é ser o melhor presente para aqueles que eu amo.
Grande beijo! Vou ler seu blog todo! E adicioná-lo aos meus preferidos. Fica com Deus. beijos...
Natal por trazer muitas lembranças e recordações, nem sempre é feliz. Isso é muito individual.
Então vou entrar no espírito e desejar um Feliz Você Para o Natal! E que estejas tão bem para aproveitar essa data que tem tudo para ser ótima, e será!
Adorei o blog, parabéns pelo texto!
Beijo.
Adoro a véspera de Natal. Hora de comer a salada de bacalhau e o pudim de Mãe, o bolo de frango de Tia. Hora de trocar presentes e carinho com a família. Hora de escutar o CD de canções natalinas do Ray Conniff. Hora de dar uma espiadinha no especial da Xuxa.
Gosto muito do dia de Natal também. Hora de encontrar minha Fernanda (e sua família). Hora de entregar-lhe o presente escolhido com todo o amor do mundo. Hora de receber o presente escolhido com todo o amor do mundo.
Que todos sejam felizes neste e em todos os Natais!
eu faço o maximo pelo meus semelhantes 24 horas por dia 365 dias por ano. nao preciso de feliz natal. abraços
Q ignorancia andré .. kkk
FELIZ NATAL PRA TODOS!
www.xisde-xd.blogspot.com
Não creio que o natal seja sempre feliz. Conheço muitas pessoas que não acham o natal feliz, logo, ele não é feliz!
Mas, "façamos alguém feliz"
abraços...
http://minhainspiracao.blogspot.com/
o natal é adorável
embora é uma data de muitod gastos mas enfum amo essa data rs
feliz natal
visite
http://lauraleather.blogspot.com/
concordo com vocÊ, façamos o natal feliz.
;)
.. Parabéns pelo blog. Tenho lido muita coisa ultimamente, e poucas se salvam! texto muito bem escrito.
"um bom você para este Natal" é ótimo :)
Obrigado pelo comentario no meu blog...vc tem toda razão no que disse, o modo que encaramos o Natal tem q ser revisto!!!
E quanto ao seu blog massa!!!
Feliz Natal!!!abraços
eu não acredito na farsa do "natal"
mais enfim, ele está aí e eu não vou remar contra maré, só não participo dessa fantasia armada!!!
http://www.kaoskotidiano.blogspot.com/
sinceridade é tudo..
tudo de bom
http://www.dancesare.blogspot.com/
feliz natal
Li dúzias de texto sobre Natal hoje, mas o seu definitivamente foi o mais interessante. Nunca tinha pensado sob esse ponto de vista, felizes nós todos, então.
Mtuu bom o texto!
Mas acho ki devemos redimir nossas culpas pra passar um Natal feliz e não construir de última hora um Natal feliz!
;)
pior que vocÊs tem razão kkkk
Então feliz voce's para o natal
Deseja as Girls Wireless
Abraço Fabio e Fernanda
EU nao comemoro o natal pois as pessoas comemoram as coisas erradas nesse dia, Um dia tão bonito para se reunir com a familia e quase ninguem faz isso, mas mesmo assim, FELIZ NATAL!!
Seu modo de escrever me lembrou um pouco o personagem "Sonhador" de Dostoievski...
Bom, Feliz natal realmente é uma redonda redundancia, mas já nos habituamos a isso, de tal forma que fica impossivel não dizer!
Então.. feliz natal procê!
Super maneiro seu blog...estou sempre por aqui...parabens!
Quer conhecer um blog maneiro atualizado diariamente?
www.olhaquemaneiro.com.br
bussolamente, nossíssima... adoro esses seus neologismos e superlativos!
Natais nem sempre são felizes. O que é uma pena. Não consigo me imaginar vivendo em outro mundo, cujo calendário não passe pelo Natal. Não o do papai Noel, mas o de Cristo.
Não sei se sou o melhor presente para os meus queridos, mas não há outra coisa que eu deseje mais neste dia.
Feliz natal para vc e muito boa sorte com o blog!
Não se esqueça que enquanto muitos fazem festa, trocam presentes caros e se divertem outros passam fome, vivem na miséria sem ter nem o que comer quanto menos o que dar de presente.
Vendo desse ângulo será que todos os natais são felizes?
Desejo Feliz Natal pra você, que sempre tem natais felizes, mas desejo com mais vontade que os natais daqueles que não têm nada seja pelo menos um pouco feliz para que eles se esqueçam por um momento das dificuldades que virá no resto do ano e no próximo.
Abraço
Natal?
Não obrigado, larguei as drogas
Muito inteligente seu trocadilho, realmente quem fica feliz ou não somos nós,rsrs
Bem escrito e criativo, parabéns!
beijinhos
bonita mensagem de natal
Amigo, agradeço o comentário em meu blog, e em relaçaõ aos "terroristas justos" que citei em um de meus textos, creio que existem sim, por mais absurdo que possa ser, pois veja o caso de Israel x Palestina e tantos outros especificos do oriente médio, onde o individuo cresce vendo seus entes queridos serem mortos pelo simples fato de não seguir uma outra idéia, seita, doutrina, enfim, por morar em determinado território, ele cresce em um ar totalmente de ódio e vingança e para ELE o ato terrorista se torna justo para o que ele vive, se é que você entende, não concordo com a violência, mas também odeio a injustiça e a opressão...
é mais ou menos isso, não abraço a idéia, mas reconheço ela!!!
abraço
visite
http://kaoskotidiano.blogspot.com/
Que presente de Natal achar um texto tão bem escrito! ;)
Pois bem, creio que ultimamente as pessoas não têm sido boas para o Natal, este virou sinônimos de consumismo e outras coisas, e perdendo grande parte do seu verdadeiro espírito.
;D
Beijos!
Bom..
Eu não comemoro natal, mais sempre gostei de dar os felizes natais para os amigos, e receber...
Mais aqui com voce é diferente, sei que já passoui mais queria ter desejado um FELIZ VOCÊ... Mais agora desejo, boas festas... rsrs
E cuidado com o alcool...
Abraços
Muito interessante ler, principalmente nessa época do ano, textos reflexivos sobre o Natal. É um bom momento para conhecer outros pontos de vista e trocar idéias...
Para mim, o espírito natalino é uma oportunidade que temos para desenvolver em nós seres mais solidários e prestar mais atenção no outro. Se as pessoas levarem adiante sentimentos como esses, certamente ajudarão a muitos no decorrer da vida. A idéia é essa... e é uma pena que na maioria das vezes esses sentimentos prevalesçam somente nessa época do ano... o natal é a data mais "comercial" do universo, mas deveria ser também a mais transformadora. Quem sabe um dia chegaremos lá...
Excelente texto!
O natal, fato histórico de dois mil e poucos anos atrás foi feliz.
Mas não necessariamente a celebração de hoje será.
Lembro-me sempre dos que não tem o que comer.
Sei que é piegas.
Mas tenho certeza que para muitos o Natal não foi tão feliz assim.
Bom pós-Natal
FEliz natal .. atrasadooo !
XD
www.xisde-xd.com
Postar um comentário