10 de jan. de 2009

Os favoritos

Última semana de novela boa provoca na gente um misto de gozo e saudade. É o caso de A favorita. Queremos um cadinho mais do beijinho-doce, mas ele está terminando... Snif! Bom, só nos resta saborear os capítulos finais sem pressa, recordando os melhores momentos de uma trama que, embora bem-sucedida, começou morna, com elenco reduzido e sem aquelas cenas iniciais (e de praxe) em Paris, Veneza ou nas Índias.
O primeiro destaque é fácil, fácil da nossa Madonna sertaneja, a ensandecida Flora, que deu a volta na toupeira da Irene e no público em geral. A moça, depois de convencer meio mundo de sua "bondade", "humildade" e "desinteresse", acabou se mostrando uma das maiores e mais cruéis vilãs da teledramaturgia global. E olha que já tivemos o (des)prazer de conhecer Odete Roitman, Nazaré, Bia Falcão... Mas a loura não esteve sozinha nas suas maldades. Os cafonajestes Dodi e Silveirinha formaram uma dupla que botaria qualquer Faísca e Espoleta no chinelo.
Marcantes também foram as interpretações hiperdramáticas, mas (quase) nunca dramalhonas, de Cláudia Raia (Donatela) e Lília Cabral (Catarina). A primeira se redescobriu longe das Tancinhas e Safiras e a segunda deu o esperado show de sensibilidade. Como alívio cômico para um enredo em grande parte sombrio, as boas lembranças e risadas ficarão por conta de Dodi e sua família 171mente buscapé, além dos faniquitos shakespearianos de Orlandinho – ser ou não ser (gay), eis a questão!
Last but not least, o dono da estória: um chamado João Emanuel Carneiro, o mais novo autor de novela das oito. O cara parece ter entrado definitivamente no time de Sílvio de Abreu, Gilberto Braga, Manoel Carlos e companhia limitadíssima – graças a uma trama de barriga tanquinho, cheinha só de fôlego e reviravoltas, que recuperou nossa gulodice de ver o próximo capítulo. Ao criar ganchos e mais ganchos repletos de suspense – Gonçalo descobre que Donatela está viva, Lara descobre que é filha de Dodi, Halley descobre que é herdeiro dos Fontini, Irene descobre que Flora não presta, entre tantos outros –, João nos amarrou e amordaçou diante da tevê irremediavelmente, do jeitinho que sua Flora faria, caso nos sequestrasse. Sem dó nem piedade. Palmas para ele.

44 comentários:

Anônimo disse...

Eu não sou de assistir novelas,mas essa assisti vários capítulos.A trama acabou prendendo minha atenção,agora quero ver o desfecho dessa história.Realmente João Emanuel Carneiro é um ótimo autor e concerteza entrou de vez
nesse seleto grupo.O elenco todos estão de parabéns.
"Flora" na minha opinião empatou com Odete Roitman.
Futuramente citarei Odete Roitman no Oitentando,pois Vale Tudo marcou nos anos 80,não é mesmo? rsrs
Abraços!

Neuro-Musical disse...

Palmas para ele. Acho que grande parte dos brasileiros pararam para assistir essa novela. Foi uma grande cartada da globo que fez muito sucesso e será bem lembrada pelo futuro.

www.centralldamusica.blogspot.com

Equilibrista disse...

Realmente, essa novela nos pegou de surpresa. Cada dia acontece uma confusão daquelas e nos faz até refletir. Engraçada e dramática ao mesmo tempo.
"Faísca e Espoleta no chinelo..."
Hehe!

Gostei das suas críticas.
Seu blog é bacana.

José Júnior disse...

Hehehehe!!!

muito boa a novela! Realmente começou morna, mas agora tá pegando fogo!! Gosto por demais da Flora! Muito muito! Que beijinho doce encantou o Brasil! E vamos todos cantar juntos e aplaudir bem forte pq ela pagou o cachê! hihihihi!

ederDBZ disse...

to passando pra falar que indiquei seu blog para ganhar um MEME (é um tipo de selo para o blog). Entra no CINEMA E PIPOCA e leia as pequenas regras para ter o MEME.

Indiquei-o por ser um site que tem otimos textos e sempre entro...

Veiga disse...

q horrivel!! acaba logooo!!

queria 1 ano sem novelas...

^^

Bala Salgada disse...

Olha, ainda bem que eu não estou assistindo porque novalas viciam e na net vejo que falam demais dessa.


Bala Salgada
www.bsalgada.blogspot.com

... disse...

Sou igual o cara de cima ... nw assisto novela faz uns 5 anos... mas qdo vo na minha mae fico lah hipnotizado na tv vendo novela ...euheuhhue

http://www.technews.vai.la/

Anônimo disse...

Querido amigo avassalador...
nem sei o que dizer, pois acredite se quiser mas não assisto novelas. Acho que é algo genetico... miniseries até gosto de algumas com bons enredos e/ou baseados em boas obras.. como as de Ariano.
mas... novela mesmo... num vai!
venha nos vistar tb e votar no Top 30
http://avassaladorasrio.blogspot.com

Diego Pescosim disse...

O que mais gosto dessa novela é o momento em que encontramos com nossos amigos, já ouvi uns 20 finais diferentes, flora morre queimada, esfaqueada, tiro, presa, irene mata, rpz, tanto final que só rindo, já pensei em fazer uma enquete com isso. kkkkk. Abraços, parabens pelo blog e sucesso.

admin disse...

NOssa, ja e a ultima semana?rs
graças a Deus..rsrs



Se puder passa no meu blog:

http://paginadacomedia.blogspot.com/

Diego Rodrigo disse...

Aff Cara,

desculpa mas não vejo novelas!

=/

Anônimo disse...

Até quem não é de assistir novela tá vendo os "Ultimos Capitulos" de A Favorita. Eu vejo todo dia, HAHA !
É uma das melhores novelas, em termo de trama, feita pela globo, realmente suga a atenção do publico.

Realmente, palmas pra ele (autor).

Caio Cipriano disse...

essa é uma das poucas novelas que assisto ;D

Daniel Leite disse...

Realmente, a novela tem sido muito atrativa. Além de possuir um enredo que instiga, é também uma história um tanto engraçada. Afinal, Dodi, Orlandinho, Flora e Silveirinha chegam a ser personagens cômicos.

Grandes atuações, ótimo conto e público curioso ao extremo. É o objetivo de toda novela.

Até mais!

http://repercutiu.blogspot.com

Neuro-Musical disse...

Deixando minha marca aqui novamente. Novela muito boa!

www.centralldamusica.blogspot.com

Neuro-Musical disse...

Obrigado pelo comentário! Volte sempre...


www.centralldamusica.blogspot.com

Anônimo disse...

Madonna sertaneja? Muito bom!rsrsr

Essa novela não me prendi muito a assistir, mas gostei do estilo meio que "filme de suspense". Tiveram umas cenas como a da morte do velho e essa do teatro (que a Flora descobre q a Donatela tá viva) que foram muito boas!

Anônimo disse...

Não sou de assistir novelas, mais eu recentemente estou assistindo alguns episódeos da reta final por causa da minha namorada. até que não é tão ruim quanto pensava. Mais é a primeira e última novela que vou acompanhar. :)

Erich Pontoldio disse...

Não consegui acompanhar esta novela mas realmente todos dizem que foi muito boa

DuDu Magalhães disse...

pra ser sincero, não curto novelas. Até pq não tenho tempo para assisti-las. Porém, com esse texto pude perceber que essa novela me parece interessante, digo, a história e tal, se eu tiver um tempinho vou assistir ao último capítulo.

Anônimo disse...

Estou torcendo para a favorita terminar.Estou muito curioso para saber qual será o final da Flora.hehehehe

http://pablobasilio.blogspot.com

Thami Alves disse...

Apesar de gostar muito da Patricia Pillar, não gosto de novelas, acabei assistindo uns capitulos desta por não estar em casa.Pra mim é sempre a mesma coisa, fui assistir a novela pela primeira vez já estava quase no fim, e eu sabia o que ia acontecer...É chato assim :/
Abraços

Alice Daniel disse...

Eu parei de assistir a novela quando Flora se mostrou ser a má. Preferia meus filmes em canais fechados. Agora, como está terminando, voltei a assistir. Afinal, agora é que tudo se resolve mesmo.

Fernando Serra disse...

Bom, não sei o que é novela já faz um bom tempo...
Mas essa com certeza deve ter sido boa!

Fernanda Sant' Anna Teglas disse...

A favorita vai deixar saudades;




http://fpontodexclamacao.blogspot.com/

Unknown disse...

Detesto novelas, mas a minha mãe está uma temporada aqui em casa de visita, ela mora no RJ e eu aqui no RS. Chamei ela e mostrei esse post por alto, vou guardar aqui em favoritos e depois ela ler. Beijinhos!!

Anônimo disse...

Adoro novelas e, como boa acompanhadora desde a mais tenríssima infância, sinto cheiro de novela boa como o sommelier sente do bom vinho. "A favorita", por exemplo, foi uma das de melhor safra. João Emanuel acabou de ganhar todo o meu respeito. Não é nadinha fácil inovar (colocando a angelface da Patrícia para ser a megera de todas as megeras; quebrando todos os clichês de "laços de sangue" da televisão...) e, ao mesmo tempo, guardar o mais tradicionalmente bem-sucedido truque de folhetim, desde que os folhetins ainda publicavam "O guarani" no jornal: o gancho para o episódio seguinte. João Emanuel criou gancho pra dar, vender, alugar e emprestar o resto para os autores (muitos consagradíssimos) não tão brilhantes quanto ele. O cara foi impecável em tudo, passando por cima de muito figurão escritor que a gente é obrigado a engolir. "A favorita" teve elenco, teve roteiro, teve pique, personagem, polêmica, diálogo, vilã, mocinha, tudo. Timing perfeito (nada de ator recitando falas ex-pli-ca-di-nha-men-te, como costuma ocorrer nas novelas do Leblon...), diálogos fluidos e divertidos (nada de personagem "se apresentando" ou "pensando em voz alta" para o público com falas que pessoa alguma teria normalmente, e que cabem melhor em teatro. Teatro ruim). E o que dizer de Dodi dizendo para Silveirinha: "Te boto no tronco, Tia Nastácia!"?... :-) Palmas e mais palmas para João Emanuel, sua equipe, seu elenco e toda a galera que participou direta/indiretamente de "A favorita". Novela boa, lembrando as muitonas novelas ótimas dos 80-90, é isso aí. Rebentô. O Bonequinho aplaude de pé na cadeira, torcendo pra Flora virar abóbora total e redondamente! Go, Donatela, go!!

Carlos Macêdo disse...

Realmente uma novela (um pouco) diferente das outras...saiu da mesmice.

^^

Larissa Freiberger disse...

muuuuito bom o blog, parabéns!
o TPM³ passou por aqui ;)

http://www.tpm-3.blogspot.com

Marcus Alencar disse...

Acho que o destaque dessa novela fica mais parte dos personagens da Patricia Pillar, Ary Fontoura e Claudia Raia que surpreenderam. A primeira por se renovar fazendo uma vilã muito interessante e que levou todo mundo na palma da mão. Silverinha é o cara, seja com sua malvadeza sutil ou seu humor espontâneo. Curti muito. Em alguns momentos, acho que trama poderia ter sido melhor, mas tá de bom tamanho para uma novela das 8.

Obrigado pela visita ao OR, volte sempre
beijos e abraços

Marcelo A. disse...

O mais engraçado de tudo é que o próprio João Emanuel se "reinventou" nessa novela. Quem acompanhou suas outras tramas sabe do que eu tô falando. Nem de longe parecia o mesmo cara que deu vida à Família Sardinha e ao Macunaíma Contemporâneo-Foguinho... Rsrsrs! Fico imaginando se um Manoel Carlos da vida teria tanto jogo de cintura e faria bonito no horário das sete, por exemplo, tendo que fazer o povo rir... Parabéns! À Patrícia Pillar, à Claudia Raia, Lília Cabral, mas principalmente, ao autor. Nota mil!

Marcelo.
http://marcelo-antunes.blogspot.com/

Wander Veroni Maia disse...

Oi, Fábio!

Excelente texto. Me prendeu do início ao fim, como um caítulo da novela...hehehe. A Favorita foi uma trama que começou morna, justamente, por ter esse quebra de linguegem entre uma novela e outra. mas, logo, logo, o público descobriu que a história valia a pena cada minuto sintonizado. Cara, também escrevi sobre A Favorita no meu blog, nos post de segunda-feira. Gostaria de convidá-lo para lê-lo.

Abraço,

=]

-------------------
http://cafecomnoticias.blogspot.com

mateus disse...

Não sou fã de novela então confesso que perdi toda a trama, mas minha mãe faz questão de acompanhar e está toda empolgada.
Lembro de anos atrás, nem tanto tempo, que o João estreiou na globo, com Da Cor Do Pecado e já foi um sucesso a novela.
Com certeza, ele tem um talento incrível.

Anônimo disse...

Apesar de algumas incoerências no texto (tipo: Donatela pega o DVD e não faz uma cópia sequer), a novela me prendeu com um suspense eletrizante, ganchos maravilhosos, um grande elenco e uma excelente direção.
Palmas para todos, principalmente para o autor, João Emanuel Craneiro, que recuperou em cada telenoveleiro deplantão a vontade de assistir à sua novela diariamente, como um genuíno folhetim... LUXO TOTAL!!! =)

ederDBZ disse...

donatela e flora se foram, graças a deus... antes tarde do que nunca. As tramas sao sempre "maquiadas" com pequenas reviravoltas, para entreter o público que sempre vê as mesmas histórinhas e nao se cansa... e antes que me pergunte eu respondo: sim, vi vários capitulos de A FAVORITA e por isso tenho mais que o direito de dizer... a novela é fraca

Unknown disse...

Não sou fã de novel, mas há 12 dias que minha mãe está de passeio aqui ( veio do RJ)no sul, bem, fui obrigada a acompanhar os últimos capítulos e como sempre não gostei de jeitinho nenhum, nadica de nada da novela. Imagina, a criatura chega p/ assassinar a outra e passa duas horas e meia falando sem parar e aí qd resolve dar um tiro , acerta o marido da outra e assim mesmo não mata. haja "saco" p/ aguentar isso! Não que eu quisesse que houvesse morte, mas peloamordedDeus, me poupe de tanta bobice!!
Beijinhos!!
http://www.cgfilmes.blogspot.com/

Anônimo disse...

Adorei a novela! A trama é maravilhosa, como há muito não se via. O gancho para o próximo capítulo é uma jogada perfeita. O que não me agradou, confesso que pode ser implicância, foi o fato de que a maioria dos personagens usa o mesmo tipo de roupa:Dedina usava vestidos de modelos idênticos, apenas com estamps diferentes, Greice sempre com vestidinhos de chita, Damião e suas milhares de camisas brancas, só mudava quando estava trabalhando na fábrica, Cassiano só de camisa xadrez, sua avó sempre com um casaco de lã por cima dos mesmos vestidos, Irene sempre com um xale, Lorena apesar de não ter empregada, cuidava dos afazeres domésticos com impecáveis saias "godê" e sandálias plataforma,e o figurino de Coppola? Imperdoável. De todo o elenco, os personagens que variavam consatantemente o "modelito" eram as garotas da casa de Cilene, enfim....Sei que cada um tem um estilo, e isto se aplica à vida real, mas fica um tanto quanto inverossímel usar sempre o mesmo tipo de roupa. Afinal, usar o mesmo figurino a vida inteira só é permitido à Mônica, Cebolinha e cia.

Gabriela disse...

A Favorita definitivamente vai ser uma das poucas novelas que eu não quero esqueçer! A única coisa que não gostei foi a atuação da Cláudia Raia depois que a Donatella se 'revolta' mas em compensação Patrícia Pillar foi divina e assim como ela seu blog está maravilhoso, parabéns!

Anônimo disse...

Finalmente terminou!!!
Odiei aquele final.

Anônimo disse...

Sinceramente eu não assisto novela, então minha opinião é a menos importante, agora quem assiste não me deu boas referências dessa novela não...esquisito sua critíca positiva.

Leo Pinheiro disse...

Achei a novela interessante , com algumas novidades e alternativas estéticas e tal...

Mas o final foi decepcionante. Teve todo o clichê que o autor 'combateu' durante o resto da trama.

Carlos Gregorio Junior disse...

adorei essa novela!

mto boa msm

Unknown disse...

O melhor da novela é quando ela acaba!! Mas aí, como alegria de pobre dura pouco... começa outra.
Beijinhos!!
http://www.cgfilmes.blogspot.com/