27 de nov. de 2009

Start

A notícia de que a Atari relançou seu website e, como estratégia para chamar a atenção do público, disponibilizou gratuitamente alguns de seus arcades mais clássicos, como Asteroids, Adventure e Battlezone, mexeu com a minha memória afetiva – esta superfantástica amiga, capaz de guardar de tudo um pouco sem reclamar da poeira e do acúmulo de bugigangas.
Verdade verdadeira, não me lembro desses jogos que a Atari resolveu ressuscitar depois de tantíssimos anos. Minha lembrança dos tempos em que a gente enchia a mão de calos tentando controlar o joystick começa com o Pac-Man, conhecido também pelo carinhoso apelido de Come-Come. Era difícil engolir todos os tracinhos da tela sem ser “consumido” pelos fantasminhas nada camaradas (ao som daquela trilha eletrônica que todo atariano há de se recordar).
Outro clássico das minhas férias (quando o tempo era inteirinho dedicado a bater recordes no mundo virtual) era o River Raid, com um aviãozinho que tinha de detonar aeronaves e navios inimigos sem se esquecer, claro, de reabastecer nas faixas vermelhas e brancas com a inscrição “fuel”. Até pontes eu derrubava! Com tiros hoje inofensivos, de pouquíssimos kilobytes...
Eu também não resistia às desventuras em série do Pitfall, no qual um rapazito vestido todo de verde tinha de encarar os maiores desafios numa floresta barra-pesada: buracos, troncos de árvore desgovernados, lagoas infestadas de jacarés, escorpiões e outros bichos. Era preciso coragem e talento de Indiana Jones para sobreviver a tantos perigos!
Muitas saudades desse planeta de traços simples e aventuras infinitas chamado Atari. Talvez o charme que hoje enxergamos nele – um charme retrô – esteja justamente no fato de ser ele apenas um esboço da “realidade”, um rascunho “malfeito” – mas não menos divertido – de mundos possíveis e impossíveis, em que podíamos imaginar com mais liberdade, sem a interferência de zilhões de gigabytes...
Ih, lá vem o fantasminha!... Game over.

17 comentários:

Anônimo disse...

Sou fã do Atari até hoje, adoro os jogos, ainda tenho um que funciona direitinho guardado na casa da minha vó, adoro este clássico.

BLOGdoRUBINHO
www.blogdorubinho.com.br
www.twitter.com/rubenscorreia

Manoel Leonam disse...

atari é muito ruim, arranje pelo menos um xbox 360!

Brinks!

hauhauahuhauhauha!

Acho que meus pais jogavam isso aí.

Nos Pod disse...

Apesar de não ser da minha época o atari durou em m inha vida como o meu único video-game por muuito tempoo. herdei de uma prima minha e francamente a simplicidade dele é que gerava minha admiração e diversão

Inez disse...

Nossa lembrei de quando meus sobrinhos eram pequenos e me faziam jogar no Atari com eles, claro né que eles sempre ganhavam.

Rui disse...

Nossa!
Como eu queria jogar atari novamente...
rs

Millena disse...

Eu jogava atari demais com os meus irmãos!Que saudades!

Unknown disse...

c-a-r-a-c-a !!!
Eu tenho 30 anos, faz as contas !
SUPER me diverti com Atari ! Isso faz parte da minha vida !
Jogava enduro com meu pai, quando chamava ele de "burro" empolgada com jogo ele so' faltava morrer de raiva,ate' de castigo eu ficava !!!
Obvio que vou procurar mais informacoes sobre isso !

Beijos meus
k

Divertido e Interessante disse...

Eu tb me amarrava em jogar river raid e pitfall. Dá saudades desses tempos...

Rapha disse...

essa carcassa velha ainda quer ganhar grana depois desse tempo todo.

http://raphax.com/blog/post/E-sem-procurar-te2c-foi-que-Te-encontrei.aspx

*** I.C *** ** The One ** disse...

Eu sou mais da época do Super Nitendo... E seu SUper Mario Word e Donkey kong... Mas eu já joguei Atari na casa de um amigo e confesso... Pitfall tem uma jogabilidade e um grau de entretenimento que poucos jogos tem. Ps: Ficava puto quando eu morria naquele Charuto ¬¬'

arash gitzcam disse...

Eu compro na hora uhasuh bom demais...

Débora Francischini disse...

Bom, eu não conheci... Também nunca fui ligada a jogos, vídeo-game. Mas, se estará em evidencia novamente, quer dizer que foi bom! Quem sabe!

Abraços

Pulga disse...

Eu sou da época do SNES mas me amarrava no nintendinho 8-bits. Minha mãe tinha um atari, e ela jogava o dia inteiro...

Vou esperar o relançamento. Mesmo como console old, vou comprar. Assim como tenho o mega drive original e a nova versão.

Abraços,

http://moviment0.wordpress.com

Monique Rosa Brasil disse...

Ô nostalgia!E eu nem sei jogar pedra na água.
aahauahahuah
o ultramuito deu uma organizada?

Eduardo o/ disse...

nossaaaaaaaaaaaaaaaa


XD

nunca joguei num desses

mesmo sendo tão famoso

XD

se puder passa lá

http://oarlecrim.blogspot.com/

H2 disse...

Atari não é da minha época, mas na casa da minha vó tinha um e eu jogava demaaaais!
Adoro Atari, principalmente o River Raid, era maravilhoso jogar!
Já achei num site os jogos do Atari, mas não é a mesma coisa daquele joystick...
Atari é TUDO!

Daniel Silva disse...

bah! que saudade do atari!

:)