21 de nov. de 2009

Para quem acredita em fantasmas

Faz uns dias fui ao cinema assistir à enésima adaptação do clássico Um conto de Natal, de Charles Dickens, desta vez com Robert Zemeckis na direção e Jim Carrey como o patinhas da vez, o “bom” e velho Ebenezer Scrooge. Gostei. Primeiro porque não tentaram reinventar a árvore de Natal. Embora tenham utilizado as técnicas mais avançadas de animação (inclusive 3-D), as inovações param por aí. O filme segue passo a passo as linhas deixadas pelo escritor inglês − sem medo de, num mundo tão material e cínico, parecer ingênuo ou mesmo bobo.
E é aqui que mora a segunda razão, que ainda é um pouco da primeira, por que gostei de Os fantasmas de Scrooge (dispensável novo título dado a essa “nova” versão de A Christmas Carol): o espírito do original − com trocadilho, claro − foi mantido. Não se procurou relativizar ou suavizar as ideias moralistas de Dickens: estão lá o Scrooge antes dos fantasmas − avarento, mesquinho, cruel e que não suporta jingle bells, nozes e avelãs − e o Scrooge depois dos fantasmas − inacreditavelmente arrependido de suas vilanias, magicamente tocado por sentimentos de bondade e generosidade. Um homem renascido de suas cinzas.
Mas... e a digníssima plateia? Como reagiu diante de um final tão feliz, tão "convencional", tão “ingênuo”, tão “bobo”? Como um sujeito que esqueceu os bons valores (e hoje seria comparável a um ricaço apenas preocupado com os valores da bolsa de Nova Iorque) pode se transformar da noite para o dia; e mais, graças à visita de três fantasminhas “camaradas”? Lucros e dividendos à parte, o fato é que o público − na maioria crianças − comprou a ideia e aplaudiu com entusiasmo ao término da projeção. Ok, ok, isso pode parecer pouco, quase nada; mas, num mundo pós-Shrek, acostumado a "rir" dos contos de fada e fantasma, já é muito. Acredite.

23 comentários:

FabioZen disse...

Esse filme nem vale teu extenso post irmão!È muito ruim!

Inez disse...

Não concordo com o colega ai de cima, o filme pode até ser ruim para nós adultos, mas para as crianças é um bom filme.

Daniel Silva disse...

POw, tudo que eh do Carrey fico com vontade de ver... vc falou bem, muita gente criticou negativamente, mas como gosto é que nem, acho que vou conferir...

Mas comentando sua crítica, é bom mesmo quando as vezes se pode ser tradicional e simplesmente ser feliz com o final feliz de um filme.

http://apenas-daniel.blogspot.com/

Leonardo Marques disse...

O que deve ser levado em consideração é que é um filme para criañças, pode parecer bobo para nós adultos, mas não somos nós o público alvo.

Lucas Magno disse...

Obrigado pela visita e comentário lá no blog.

Quanto ao post.
Eu vi o trailer no cinema e tenho que dizer que estava meio receoso em ve-lo. Mas você escreve que a adaptação foi bem fiel a obra literária. Então parece que vale o ingresso.

Abraço

www.ohomemeamoda.blogspot.com

Luciana disse...

Olá, Fábio!
Vim conhecer seu blog através do blog de minha irmã, o Fuindo o Olhar. Foi legal ler seu post, pois também assisti ao filme e gostei muito. Na verdade, logo de cara pude identificar um Scrooge em meu próprio círculo familiar. Quem dera se essa pessoa pudesse ver esse filme!...
Na minha opinião, o filme conseguiu passar a lição a qual pretendia, que é a que viver pensando unicamente no lado material pode nos trazer muitos malefícios, principalmente o de afastar as pessoas de nós, pois nos tornamos arrogantes, egoístas e mesquinhos quando o dinheiro e as posses são o principal pensamento em nossa vida.
Adorei o post!

Abraços!

Anônimo disse...

eu ja to enjoado dessa história de 'espírito do natal', ja vi enúmeros desenhos e filmes sobre isso... Podiam continuar com o tema, mais mudar um pouco o desfecho e tal...

Antonoly Maia disse...

Por isso é que eu adoro as crianças, pois elas ainda mantém a inocência e a credulidade no ser humano.

Um abraço!

Anônimo disse...

Eu lembro quando assisti ao primeiro shrek no cinema, eu ri muito, axei aquilo tudo muito genial, mas ai banalizaram o genero e atualmente não existe um desenho infantil sem um monte de piadas adultas camufladas, muitas de cunho sexual, o que até foi engraçado da primeira vez, mas sinceramente, já encheu o saco...

Eu gosto dessa história, eu lembro da versão dela com o tio patinhas, foi muito divertida HUEHEUHEUHEUHE... Eu ainda não vi a nova adaptação, mas pretendo ver, parece ótimo! Um filme que ando no aguardo é o remake de Clahs of the Titans!

disse...

Ainda nao vi nenhuma das adaptaçoes (vergonha), mas acho que Carrey sempre vale a pena conferir...

Anônimo disse...

Mometo *meda* rs

Minerva disse...

Eu quero ver esse filme ^^

E seu post ajudou muitooo

Gutt e Ariane disse...

Sinceramente, assisti e achei deplorável... mas muito ruim meeeesmo. Mas gosto é gosto e apesar do filme ser ruim, sua postagem foi boa. Passsou muito bem seu ponto de vista e é capaz de convencer muitas pessoas a irem assisti-lo e tirarem suas próprias conclusões.

Esse negocio de ser papagaio de pirata é foda... o lance é cada qual ter sua opinião formada...

Guilherme Bayara disse...

é Um bom filme para manter a passagem dos valores aso nosso pequenos

Raphael disse...

As estorinhas de contos de fadas já não são as mesmas...

Vou conferir esse filme logo que possível e ver se vale as boas risadas que dei com o seu ótimo texto.

palavras ao vento disse...

cada um tem sua opinião...vo assistir o filme...ai posso ver achar ruim ou bom..gosto e gosto..

Monique disse...

Vou tentar ver o filme.

Léo disse...

ah, nem vou animar de ver o filme então...
abraços..
http://dicademusica.blogspot.com

Unknown disse...

Eu acho que com raras excecoes a gente sempre sabe como o filme vai acabar, mas o importante e' o que rola ate' la'.
A melhor adaptacao desse conto de natal pra mim e' a dos Muppet babes :)
Ja' virou tradicao aqui em casa,todo ano a gente assiste,e com a neve rolando do lado de fora, ja' que a gente mora na Irlanda,o clima fica ainda melhor ! :)

xx

Daniel Silva disse...

parece interessante o filme, mas não acredito em fantasmas.

abraço

Blog Dri Viaro disse...

Olá, passei pra conhecer seu blog, e desejar bom fds.
bjsss

aguardo sua visita :)

Millena disse...

Não acredito em fantasmas, mas achei interessante o filme.

Débora Francischini disse...

Eu fui assistir... Confesso que até achei um pouco demais, principalmente para crianças... São personagens muito feios! aff.
Uma história já batida essa dos fantasmas.
Mas, até que não foi dos piores, o que deu um charminho a mais foi que era 3d.

Bj