11 de abr. de 2009

À procura da felicidade

A esta altura, o mundo do esporte e os curiosos em geral estão tentando entender que motivos levaram o ainda jovem Adriano (27 anos) a dar um tempo no futebol. Ele não quer mais saber de Inter de Milão, Seleção Brasileira, fama, dinheiro... Como diz aquela velha canção, "ele só quer é ser feliz, andar tranquilamente na favela onde nasceu".
Treinadores, jogadores, psicólogos, jornalistas arriscam mil e uma explicações para a decisão – de fato surpreendente – do jogador: depressão, drogas, álcool, problemas familiares. Mas Adriano afirma que não tem problemas familiares, não está em depressão, jamais consumiu drogas e não é alcoólatra. Está apenas cansado da pressão de ser o Imperador, da vida na Itália, de estar longe da família e dos amigos. Não tem mais motivação para jogar bola.
Só que não adianta o que ele diga, as razões que alegue. A pergunta que insiste em não aceitar quaisquer respostas é a mesma: como alguém nascido e criado numa favela carioca – lugar dominado pelo tráfico, soterrado em miséria e desesperança – pode querer voltar às "origens" após viver o sonho milionário de tantos meninos iguais a ele, que não tiveram chance parecida?
Eu, como os treinadores, jogadores, psicólogos, jornalistas, mundo do esporte e curiosos em geral, tendo a acreditar que Adriano esteja enfrentando algum tipo de depressão, problema familiar ou coisa semelhante. Porque é praticamente inacreditável a história de alguém que resolve trocar – isto é uma metonímia – Milão pela Vila Cruzeiro.
Mas eu gostaria mesmo é de pensar diferentemente da maioria e ter a certeza de que Adriano não ficou "doente" da cabeça, de que está mais são e lúcido do que nunca, de que finalmente se encheu de coragem para assumir e agarrar sua felicidade, independentemente de onde ela esteja e a despeito do que os outros dizem que ele tem de fazer, tem de sentir, tem de valorizar.

40 comentários:

Dário Souza disse...

De que adianta ter dinheiro, sucesso fama, mulheres, se ele nao era feliz.Acho certo o q ele fez, se foi pelos motivos que ele alegou.Depois ele volta pow

Anônimo disse...

Querido amigo avassalador...
Engraçado como é inaceitavel para maioria das pessoas esse tipo de decisão... o primeiro grito é "ele tá maluco!"...
prefiro o que dizem os poetas.
"O coração tem razoes que a propria razão desconhece"

Hique disse...

Por pura vontade de estar com ele mesmo.

Eu já larguei por duas vezes TODAS minhas atividades, para andar por aí, aproveitando os momentos.

A pior parte são mesmo os intrometidos tentando teorizar o fato.

marcos leite disse...

sempre devemos ir atrás da felicidade!

agora depende desse adrianoi ir atrás para acha a sua felicidade!

palavras ao vento disse...

problema dele e que ja tem tudo na vida;;;e não sabe d ao valor...ao que tem...tantas pessoas queria estar no lugar dele;;;mas paciencia...

Unknown disse...

fica dificil idolatrar um retardado - somente sabe chutar uma bola e nada mais...cabeça é algo importante e este tipo de gente nao pensa e nao faz nada de produtivo com a fortuna que acumula - voce vai na africa ou na argentina/paraguai e tras jogadores de soccer muito melhores e de graça. ficar idolatrando uma anta...complicado

Unknown disse...

auehuaheuhauehauheuaheuha
o primeiro parágrafo é mto bom...
mas sei lá, essa parada de jogador/celebridade não é muito legal aos meus olhos...
Adriano, a birtney spears dos esportes!
aeaeuauehauheahehaheuhae

--
www.moolegal.wordpress.com

Fernanda disse...

Também gostaria de acreditar num conto de fadas, mesmo que ao contrário: o de alguém que deixa, de propósito, o sapatinho (ou a chuteira) de cristal na escadaria do castelo e calça uma boa e velha havaiana -- ou nada -- num domingo livre em família. Seria providencial para o nosso mundo engessante, roteirizante, que alguém não levantasse o dedo diante da pergunta "Quem quer ser um milionário?". Contos de fadas são adoráveis e maravilhosos -- mas não mostram as cenas depois do casamento, depois do pote de ouro, depois do arco-íris. Não se vê, no livro ou na tela, que após a resolução dos problemas primários vêm os problemas secundários, não necessariamente menores. Como se sabe, o reino de Oz não responde a tudo e, muitas vezes, não há lugar como o lar... Muitíssima sorte para o nosso Imperador Adriano em seu novo caminho; que, qualquer que seja este, traga a motivação e a alegria que o antigo não trouxe, ou que ele não estava ainda preparado para receber. Best wishes!!!

Cirou! disse...

O problema é que o Imperador, só conheceu dois lugares na vida e quando não absorveu os valores culturais de Milão resolveu voltar pro lugar onde ele tem uma sintônia.

Para mim também é impraticável oq ele fez... Mas a vida não é minha e eu nada tenho que criticar-lo por suas decisões...

Mas para mim ele soó quer ser polêmico e encarecer ainda mais o seu nome no mundo da Pelota!

Veiga disse...

o dinheiro faz isso...


^^

Pâm Cristina LF* disse...

É complicado.....
boa sorte para ele nessa caminhada...

belo blog!

Antonoly disse...

Tenha pena do Adriano, ótimo jogador e nessa situação. Penso que no momento ele está precisando de uma ajuda psicoterápica para poder sair dessa.
Valeu!

@diegohag disse...

Bem... só se vê falando desse jogador, eu mesmo não sei o que aconteceu com ele (quer dizer, fiquei sabendo lendo o seu blog), mas acho que se a pessoa não está feliz com a profissão e têm como dar um tempo, ele merce mesmo todo o apoio

http://diegohag.blogspot.com

Lemon Blog disse...

obrigado pela visita.

temos opiniões diferentes quanto ao BBB e ao Adriano, acho isso importante, bom para gerar debate e trazer mais de um ponto de vista para os leitores.

e vc escreve bem, parabens.
se vc ler oq eu escrevi sobre o adriano ia ficar horrizado.. eheh.. mas é oq eu penso e sinto sobre a situação.

sucesso!

http://sasdelli.blogspot.com/

SASHIMI COM FAROFA disse...

muitos darianm tudo bara estar no lugar dele,em dias de peneirão centenas de garotos fazem fila para mostrar seu futebol e tentar um lugar ao mundo do futebol e esse adriano diz que prefere a favela...bom nada contra mas então que ele doe o furtuna dele e seja feliz na favela.

Anônimo disse...

No começo pensei: " Ele está maluco, depressivo, viciado..." mas daí veio outro pensamento e que a cada dia parece mais acertado. Ele simplesmente está querendo VIVER,vai que cansou de tudo mesmo. Difícil imaginar que uma pessoa famosa , com dinheiro e jogando ativamente decida abandonar tudo. Feliz ele que descobriu isso cedo .
Beijinhos de Rozangela Melo
Fazemso cinema amador
Visite nosso blog:
www.cgfilmpictures.blogspot.com

Letícia Laleska disse...

interessante a materia..
;DD
---------

Você é fã do universo otaku??
quer saber de tudo e mais um poucoo?
adora animes, mangás, games e derivados ??
então não deixe de acessar
e comentarr..
123pontinhos tudo isso e muito mais...
http://123pontinhos.blogspot.com/

Farothi disse...

eu tenho uma teoria pro caso Adriano, ele deve ter bebido demais, consequentemente como estava no morro alguem ofereceu cocaina ou maconha e ele deve ter usado, dai resolveu dar um tempo no futebol, mais é claro precisa limpar o organismo até porque se for pego no exame anti doping vai ter que dar um tempo de no minimo 2 anos do futebol, acho que essa é a causa dessa parada no futebol dele

http://farothi.blogspot.com/

Carol disse...

Eu acredito de verdade que ele, estaja em uma depressão muito profunda, mas tenta esconder, não dá para desistir de tudo isso de uma hora para outra como ele fez!!!
Adriano se cuida...

Unknown disse...

ele tá certo, já faz uns 3 anos que ele não joga bola. não é nem sombra do tal imperador que pintaram por aí. nunca mais vai ser o mesmo. então o mais correto é parar. entendo isso como uma saída dígna de alguém que não consegue mais render o esperado dentro de sua profissão.

Caroline disse...

Ah, mas é simples: ele ja conquistou grana o suficiente até pra se aposentar...

Liipee disse...

Cara..
acredito que nem sempre é bom ter dinheiro.
as vezes, você se surpreende com cada personalidade diferente que encontra ao decorrer da vida.
Qualquer um que ligasse mais para a grana, a matéria em si, falaria que está louco, e de estar com problemas.
Eu acredito que a felicidade é encontrada de várias formas, e acredito que a forma que ele encontrou foi desabafando tudo que sentia, e parando de jogar.
tomara que ele seja feliz, nunca esqueci da Copa das Confederações eu acho, que ele fez gol no final
:)
sorte brother


rá, obrigado pelo comentário
abrá.

Anônimo disse...

é realmente, ele tem tudo, mas fazer o que, ele mereceu, correu atrás né.
Belo post.
(L)

Unknown disse...

não vo com a cara dele
^^

se puer
http://sonabrisa.nomemix.com/

Antonoly disse...

Espero que o Adriano consiga se recuperar e volte a brilhar nos campos!

Anônimo disse...

que pena o fim dele neh
um grande jogador, eu nem tinha acompanhado essa noticia ainda com mto detalhe
mas a maioria dos caras devem tmb estar envolvidos em mtas coisas, so que nao assumem

Nat Valarini disse...

Bom dia Fábio!

Bom, todo mundo gosta de dar pitacos na vida alheia...

Ainda mais num caso como este que envolve alguém famoso e num cenário em que rola tanta grana, né?

Assim como vc, espero mesmo que ele esteja bem e que não seja nada envolvendo vício ou mazelas da alma.

De repente, após tirar este tempo para si mesmo, ele consiga voltar a jogar e ficar bem.

Tomara que a imprensa sensacionalista para de persegui-lo e o deixe viver seu sonho...

Ele é um camarada que conquistou tudo de material que alguém poderia sonhor, mas se acha que falta algo, que ele faça o que o deixe feliz e de bem consigo mesmo.

Kiso

Olá!

ok querido, não tenha pressa. O gostoso da vida é fazer as coisas a seu tempo. Demore a publicar os selos, mas não o faça nas coxas!

rs...

Gostei da tua descrição da cidade, poderia atté criar outro blog: o "GrooTour"!
Com dicas de viagens, 'causos' locais, enfim, seria maravilhoso!

Fiquei aqui com cara de menina namoradeira apreciando a tua postagem, amei, amei, amei!

Ps.: Às vezes o tal do PC também me cansa!

Kiso


.
http://garotapendurada.blogspot.com/
.

Jonh Oliver disse...

acredito que ele nao demora a jogar aqui no brasil, em um time do rio, o que o adriano quer e ficar perto da sua família e amigos

Unknown disse...

Sinceramente, o que o Adriano faz com a sua vida professiona me é absolutamente indiferente, com a pessoa, só me importa que seja feliz!
Vivemos num grande balão de show, como se as personagens dele tivessem mais vida, mais sentimento que o resto de nós. O que deveria causar comoção é a fome e a solidão d e milhões de defuntos sociais, de pessoas deliberadamente esquecidas pela sociedade e pelo governo. Elas não fazem gols, não são estrela de cinema, por isso são tidas como menos gente!
Abraço,
Onaldo

Blog em Português: http://goiaschaopoemadobao.blogspot.com/

Blog in English: http://onaldoscorner.blogspot.com/

Carla M. disse...

Olhe, se você encarar depressão como "doença" da cabeça, aí vai ter dificuldades de acreditar no que diz que quer acreditar no último parágrafo.

Eu como não penso assim, acho que ele finalmente está pensando na paz dele, e pesando tudo que tem e jogando fora o que parece não valer a pena. Se o que ele despreza parece maravilhoso aos olhos alheios, coram os corvos a buscar os restos.

Eu torço mesmo pro Adriano ficar numa boa, afinal, se ele deixou tudo hegar nesse ponto, melhor recomeçar mesmo.

Inez disse...

Não acredito que Adriana esteja passando por nada disso.
Na minha opinião ele está confuso, o que seria normal, um jovem que teve uma vida simples, nascido e criado na favela, de uma hora para outra se vê fora do país, um local totalmente diferente do que estava acostumado, ganhando muito dinheiro, a vida mudou totalmente.
Acho que ele tem o direito de dar um tempo para colocar seus pensamentos em ordem.

Malu disse...

Realment mto bom seu blog ^^
Prbs =D
Se puder,faz uma visita:

http://dbuksondteibou.blogspot.com/

Bjo
;*

• Cerejinha

Leo Pinheiro disse...

O idiota só quer ser feliz na favela que nasceu e comer Big Mac o dia todo. Deu na mídia que dia desses ele comprou 300 BM para distribuir entre os amigos...

Nely L. disse...

Acho que quando o dinheiro acabar, ele vai pensar diferente. É fácil voltar a ser feliz na favela, com o bolso recheado de milhões.
E eu acho também que ele teve problemas em mudar de "mundo", era extremamente pobre e não sabe lidar com a mudança de classe..
Outro fator poderia ser que lá na favela, ele é idolatrado, ele é o rei, agrada os amigos, os moradores, se destaca... E lá na Itália, ele era só mais um "jogador brasileiro".
Sei lá, qqr q seja o motivo: Adriano seja feliz!

Jonh Oliver disse...

tudo o que ele queria e jogar no flamengo, o resto e desculpa

Anônimo disse...

O que está acontecendo com Adriano,já aconteceu com muita gente não famosa. O que ele busca nas "drogas" e nas mulheres " frutas". Ele se cansou dos olofortes e da tumultuada vida de "artista". O que resta agora é o suicídio, o poço, ou o esquecimento. abraço!!! Adorei seu blog.>>>>

http://sensitivereaction.blogspot.com/

Unknown disse...

adriano=pobre que vira rico da noite pro dia.

fica todo pau no cu,eu quero saber onde ele vai gastar 500mil reais.

viadão,podendo fazer projetos pra ajudar os pobres.

Anônimo disse...

Pois é, eu também fiquei surpreendido, de certa maneira, com o fato de um milionário ir morar ao lado de traficantes, sempre tidos pela grande mídia como os malfeitores. Mas afinal, acho que ninguém melhor do que eles mesmos, que são amigos do Adriano, para protegê-lo de qualquer perigo que poderia enfrentar.

Unknown disse...

ele que se lasque e eu fique rico '-'

Anônimo disse...

"DE QUE ADIANTA GANHAR O MUNDO E PERDER A SUA ALMA?"