15 de fev. de 2009

Quando a cobra fumava

Completa hoje 53 anos o apresentador de tevê Carlos Massa, mais conhecido como Ratinho. Fora do ar há algum tempo, sem um programa que faça jus ao seu inegável talento de comunicador, o moço – que chegou a incomodar a audiência do horário nobre global – começou a mostrar que tinha café no bule em setembro de 1997, quando estreou na Record o polêmico Ratinho livre. O sucesso do seu "show de variedades" foi tão grande que logo despertou o interesse de Sílvio Santos. O homem do Baú abriu o cofre da felicidade e, um ano depois, dava as caras no SBT o Programa do Ratinho, que ficou no ar até 2006.

A atração tinha "alguns" quadros apelativos, em geral fantasiados de “prestação de serviços”, e os (hoje) clássicos exames de DNA, apimentados e hilariamente dramatizados com muita baixaria, nenhuma vergonha e altas doses de humor nonsense, em que a única regra era não ter regras. Tudo, mas tudo mesmo, podia acontecer no picadeiro do Ratinho. Não era à toa que o cenário do programa, em sua última fase, lembrava um grande circo.

Os ácidos comentários dos bonecos Xaropinho e Tunico, a voz impostada do Sombra, as imitações do Róbson Bailarino, os trotes do Santos, as caretas do Rodela, as performances do Marquito e do Bola, a banda do maestro Pica-Pau, a plateia inflamada pelos gêmeos Caroço e Azeitona, as reportagens mais esdrúxulas da tevê brasileira – condensadas num aqui-e-agora intitulado Jornal Rational –, se já não fossem mais que suficientes para garantir o imprevisível à próxima cena, ainda podiam ser interrompidos, acreditem!, por um desavisado entregador de pizzas, que certa vez adentrou o palco sem qualquer cerimônia.

Como os leitores podem ver, minha saudade daquele Late show carnavalescamente brasileiro – que desafiava todos os limites do politicamente incorreto e do "bom gosto" – é grande e não tem culpa. Então, para matá-la um pouquinho, garimpei um vídeo no Youtube que traz uma pequeníssima amostra do que acontecia na ratoeira de Carlos Massa. Ah, detalhe: prestem atenção nas participações especiais do Homem-Aranha e do Nacional Kid! É coisa de louco!

39 comentários:

Marton Olympio disse...

Para mim o mais maravilhoso era o teste de paternidade, que a porrada comia e a banda atacava:
Parabéns, Papai, Parabéns!
hauhauhauahuah

Pena que o formato se esgotou.
Mas acho que o Ratinho teria tudo para ser o novo Mazaropi!

abraços!
E se puder, apareça:

http://martonolympio.blogspot.com/

Anônimo disse...

De tanto que eu assistia eu aderi ao Xocopinho huahuahua... adorava ver o Marquito, o coitado apanhava muito! E o cacetéte flexível do Ratinho! Ainda mais eu analizava com muita criteriosidade as mudanças de cenário do programa que deixava a casa do Xaropinho muito cabulosa, eu detestava o tijolo a vista huahuahua
Sucesso para seu blog! Passe no meu se possível! =)

Evandro disse...

Parabéns ao ratinho!

-----------------
http://jokers.mimhospeda.com/

jakared disse...

lembro de dele la em meados de 96 quando apresentava um tosco programa na CNT, onde ele fingia que tinha uma grande plateia, mas isso so foi se concretizar anos depois. hahaha

Renato Ziggy disse...

Que bom que essa cara tá fora das telas! Eu DETESTAVA os programas dele, achava uma vergonha pra televisão brasileira, dentre vários outros. Não faz falta nenhuma, não acrescenta nada, e a única coisa que fazia era expor as pessoas pobres e ignorantes ao ridículo. Eca! Huauahuhuahua! Desculpa o desabafo, mas é que eu realmente não gosto do trabalho dele. Abraço!

Juliano Jacob disse...

A TV brasileira é uma cópia mal feita do circo dos horrores que é a TV norte-americana...

Anônimo disse...

O "Programa do Ratinho" era coisa tão despudorada e tresloucada que parecia ter nascido com uma década de atraso. Não era fruto dos anos 90: era temporão dos 80, que se adiou por algum motivo. Talvez pela impossibilidade de se fazer o famigerado DNA na década mais colorida de todas (e, sem o exame, o programa certamente perderia parte enormíssima de seu charme trashão). Fora as questões científicas, Ratinho era oitenta na cabeça: uma mistura sujona de "Cassino do Chacrinha" com "Os Trapalhões", "Xou da Xuxa" e o que mais viesse à cabeça doida dos roteiristas. A qualidade, tétrica; mas num nível de ruindade muuuuito diferente das atuais porcarias pseudo-sérias de auto-ajuda (e até das porcarias pseudo-engraçadas de "humor"). Uma ruindade, como disse o Fábio, carnavalesca e estaile, corada e autêntica, tão crazymente arranjada que chegava a ser cult. Um Ed Wood dos auditórios. Rapaaaaaaaaaaaaaaz!!...

Unknown disse...

Lembro mesmo do programa, mas não conseguia acompanhar a baixaria.heheheh... (esse vídeo é típico mesmo!). MAs o talento do Ratinho como comunicador é inegavel.

Valeu.

http://escondidin.blogspot.com/

Wander Veroni Maia disse...

Oi, Fábio!

O Ratinho faz parte da história da TV Aberta brasileira pelos seus feitos e formato autêntico. Confesso que também cheguei a assistí-lo e ficar de cara com o humor, jornalismo e tudo que se é possível imaginar em um programa que não tinha regras, mas tinha produção. A melhor fase - e talvez mais autêntica (e romântica), pois quebrava a perna da Globo - foi a da Record.

No SBT, o Ratinho foi se adaptando até perder a sua autenticidade. No final, o formato ficou desgastado e apelativo. O Ratinho não conseguiu passar pela fase de transição que era preciso na TV.

O mesmo acontece hoje, com as devidas proporções, com a Rede TV!. Se a emissora não tomar prumo e investir em produção vai morrer na praia, literalmente.

Parabéns ao Massa que é da massa! rsrsrs...não resisti ao trocadilho infame.

Abração

Anônimo disse...

Me mijava muito de rir com os testes de paternidade... E o Rodela? Putz! Me divertia com esse bagulho! Ratinho tinha que voltar ao ar, cara!
Parabéns pelo Blog!
Abraços,
Hamster...
http://cabecasvaorolar.blogspot.com/

Pensadora disse...

Gostei do blog.
Inteligente e criativo.
Se puder visite o meu.
TE CUIDA!!!!
BOA SEMANA PRA TI!!!

@marcosdevon disse...

Não sou fã do ratinho, mas parabens pra ele. xD

Anônimo disse...

Aff ¬¬
Não gostavo do programa dele mesmo kkk.
Por me...

KGeo disse...

eu não gosto muito deste tipo de programa

CAMILA de Araujo disse...

uhahauauaauahau
Ele faz muita falta na tv, principalmente o teste de paternidade.


www.casadobesouro.blogspot.com

LëO disse...

Nossa!
Eu me divertia muito vendo isso!
hauhauhauhaua

dropsabout.blogspot.com

Emerson Reis disse...

Ratinho era o self-made-man em pessoa. Era cabo-man do Alborghetti (ex-deputado, apelidado de "Cadeia") e numa falta ao programa do titular, ele assumiu de emergência, fez sucesso assim na CNT, e começou uma saga. As qualidades dele como apresentador são indiscutíveis, mas suas limitações são evidentes. Enquanto deu lucro ficou, mas agora é megaempresário riquíssimo, dono da rede do SBT no Paraná e muitas outras coisas. Excelente seu blog, gostei muito, parabéns, vou acompanhar. Se puder, visite e comente o meu. www.mersonreis.blogspot.com

Abraço

Emerson

Diógenes Daniel disse...

era uma droga, mas eu assistia! =]
ah! E ele começou na Gazeta, depois é que foi parar na Record.

Anônimo disse...

Gostei muito do seu blog, Fábio.

Obrigado pelo seu comentário no meu e por ter reparado aquele apontamento.

Abraço

Viviane Righi disse...

Olá!
Nunca gostei desse tipo de programa, como muitas pessoas que conheço, também não.

Mas uma coisa era inegável: passar pelo canal onde o programa do Ratinho estivesse passando e não parar para dar uma "espiadinha"... impossível não dar umas tímidas e desfarçadas risadas daquela pancadaria toda... não tem como a gente se esquecer daquilo...

Abraço!

ederDBZ disse...

perto do BBB, o Programa do Ratinho era cultura pura e não "maquiava" sua falta de noção com frases de efeito e mt menos com Pedro Bial dando uma de intelectual...
Sinto saudades do Ratinho...

Habib Sarquis disse...

Poxa cara tu me fez lembrar a minha infância, ow saudades viu !!

Cara estou parabenizando o teu blog com o selo: " Olha que blog maneiro "

Passa no meu blog pra pegar o seu !

Ass: Habib Sarquis

Blog: Leitura Dinâmica: www.habibsarquis.wordpress.com

João - WebDicas disse...

Tambem nao gosto desse tipo de programa

visita?
www.webdicas.org

CAMILA de Araujo disse...

Ele faz falta xD

www.casadobesouro.blogspot.com

João - WebDicas disse...

Gostei... :)


visita?
www.webdicas.org

LETÍCIA CASTRO disse...

Ai, Fábio, na verdade, o teu texto agregou valor ao programa, né? Nunca o contrário. Mas até hoje eu mando aquele "Rapaaaaz...", do Xaropinho. hehehehe
Parabéns!
Beijos!

Anônimo disse...

Não gostava dos programas do Ratinho, mas tenho que reconhecer que ele atraia muito público tornando-se um fenômeno da TV.
Obrigada pela visita em meu blog, o objetivo é o de levar a informação para estudantes que precisam delas.

Anônimo disse...

Quando eu era jovem, gostava, mas depois vc pensa bem e vê que é tudo armação e um programa de baixo nível, tipo o bbb.

--

Entediado(a)?
Acesse DandoPlay.blogspot.com
Os melhores vídeos da web.

Wander Veroni Maia disse...

Opa! Estou passando para lhe falar que indiquei seu blog para ganhar um pacotão especial de selos lá no Café com Notícias. Passe lá e pegue o seu presente!

Abraço

=]
--------------------
http://cafecomnoticias.blogspot.com

Chris Marques disse...

Olá!!!

Tem selo para vc lá no blog!

bjs!

http://series-etc.blogspot.com/

Celma Araújo disse...

oii gostei do seu blog
tenho um selo pra vc, passa no meu blog p pegar
bjs

Fernando Leroy disse...

Gostava muito do jeito irreverente de Carlos Massa, mas os testes de DNA eram podres. Mas, de qualquer forma, é um marco na tv brasileira e merece ser lembrado como um desafio ao convencional. O Ibope quem diga! Abraço, gostei muito do seu blog. Convido também para dar um pulo lá no meu. Até mais!

*** I.C *** ** The One ** disse...

Parabéns pro Papai...Parabéns pro Papai.... Cara eu ria muito com os trotes também... Mas o dia mais legal foi quando acertaram o microfone na cara do Ratinho... Colocaram o comercial na hora... Ele deveria voltar com o programa dele... Mas no mesmo formato e horário que era antes...

Anônimo disse...

Querido amigo avassalador...
Vou ser muito sincera... por mim, a luciana gimenez podia fazer companhia ao Ratinho e a tal de Marcia onde quer que esteja... e nunca mais voltar a TV...
cada dia fica mais dificil para quem não tem TV a cabo ver algo que preste!

Anônimo disse...

saudades dos teste de DNA, pena que não volta mais e no youtube é dificil de achar
eu rachava de rir

Anônimo disse...

Eu adorava o programa do ratinho
sempre assitia
morria de rir

Anônimo disse...

Nem parece que ja fazem dez anos, ne? rs

disse...

O melhor de tudo era a musiquinha:
"E se for teu, e se for teu
Teste de DNA
Vai provar que o filho é teu!"

rsrsrsrs

Anônimo disse...

hahaha... muito legal! Deu saudade do programa viu, hoje em dia aliás, existem atrações muito piores que o programa dele.