21 de mar. de 2009

Quem poderá nos defender?

É provável que tudo tenha começado com a explosão de Krypton: o Superman de Richard Donner caiu na Terra feito meteoro em 1978 e mostrou ao mundo o quão para-o-alto-e-avante poderia voar um filme que bebesse na fonte dos quadrinhos. Uma narrativa clássica sobre (quem sabe) o maior super-herói de todos os tempos, ou pelo menos o mais forte – certamente o mais politicamente correto, o exemplo a ser seguido, a estrela-guia em azul e vermelho. Quase dez anos depois vieram os Batmans de Tim Burton, com cenários ultragóticos e vilões incrivelmente fantásticos, como o Coringa de Jack Nicholson e a Mulher-Gato de Michelle Pfeiffer. Por fim, adentraram na passarela os Batmans de Joel Schumacher, que transformaram a saga do morcegão – e dos super-heróis no cinema – em purpurina...
O século XX já dava os últimos acenos, e os justiceiros fantasiados pareciam definitivamente condenados à aposentadoria. Mas só pareciam. Porque eis que surge um moço chamado Bryan Singer na direção de X-Men, uma adaptação sóbria – I mean, sem collants amarelos – e muitíssimo fiel ao espírito dos mutantes. Mas Singer não estava sozinho na Sala de Justiça. Sam Raimi, Peter Parker e o Homem-Aranha deixaram sua spidercaverna para provar que um super-herói podia ser mais do que um sujeito mascarado, disposto a escalar arranha-céus pendurado numa teia – ele podia ser um homem de carne-e-osso e enfrentar as "grandes responsabilidades" do dia-a-dia, aquelas que não precisam de "grandes poderes" para serem assumidas.
Infelizmente, no entanto, tudo no cinema tem duas caras: para cada Homem-Aranha, X-Men ou Iron Man (outra adaptação pra lá de bem-sucedida), há duas ou três Muheres-Gato com figurino de Elektra... "Santas porcarias, Batman!", diria o menino Robin, nesse caso um prodígio de bom gosto (porque aquele conjuntinho sunga verde, colete vermelho e capa amarela, cá entre nós...). Por falar no homem-morcego, não é que o Sr. Wayne pôs outra vez Gotham City no mapa das telonas? Graças à direção de Christopher Nolan e a um roteiro com pegada mais realista, o Cavaleiro das Trevas ressurgiu (in)crível em Batman begins e virou obra-prima em The Dark Knight – claro, com a colaboração insanamente estupenda do Coringa de Heath Ledger.
Após o sucesso de crítica e público do filme estrelado por Christian Bale, restou uma charada e tanto a ser decifrada, bem mais "difícil" que Bruce Banner em dia de mau-humor: que caminho tomarão os próximos longas inspirados em HQs de super-heróis? A resposta pode ser Watchmen, o calhamaço cinematográfico de Zack Snyder baseado nos doze volumes escritos por Alan Moore e ilustrados por Dave Gibbons – um filmaço apenas para adultos, no melhor sentido do termo, em que os personagens mascarados (de fato ou metaforicamente) são humaníssimos, por que não dizer super-humanos, e têm de encarar o maior arquivilão de todos. Eles mesmos.

37 comentários:

Italo Sena disse...

Filme muito foda pra quem leu os quadrinhos. Os leigos não aproveitarão tanto.
Sem comentários, tirando o Batman - O Cavalheiro das Travas e Homem Aranha 2, esse é o melhor filme de super heróis, na minha humilde opinião.

Marcelo A. disse...

Cara, HQ e Cinema são duas grandes paixões minhas... Soma-se a isso um cara que escreve tão bem... Uau, grande post! Ganhou um seguidor... Rsrsrs!

Passa lá em casa:

www.marcelo-antunes.blogspot.com

O Grupo disse...

certamente só o homem-aranha e o hancook.

mas certo que o radicci seja um super heroi também ... pq?
indo
"radicci" conheça a história do melhor comediante e cartunista do sul do Brasil!

http://primeiroanoturma110.blogspot.com/

palavras ao vento disse...

quantos super herois existem?...varios..seria tão bom se fossem de verdade...

Felipe Felix disse...

CAra, é sério que quando vi o tamanho dessa postagem pensei em pular ela e ir comentar na de baixo - se tivesse uma tirinha no >>meio<< do texto, sem tirar aquela foto lá de cima, CRIARIA um clima mais interessante a leitura (é como fazem também as revistas, com quadros nada a ver cortando os textos).

Mas de todos que você citou, o melhor mesmo é o Peter Parker: o herói que toda criança hoje em dia responde que gostaria de ser. Os problemas dele são muito parecidos como os meus e como os de toda a humanidade. O que enfraquece ele não é a p*rr* da criptonita, mas o amor, ele não tem de pedir desculpas a mídia, mas sim a sua namorada e sua tia.

Sucesso procê o pro seu brogue.

Anônimo disse...

quero de mais ver esse filme, é bem indicado e só o trailer me animou, espero que seja bom mesm :P

Bruno disse...

Filme mto tosco esse


ASOKSAKOASOKSA

-crise. disse...

jesuis apaga a luz.
hauahauhauah.
meus herois sempre serão o X-men
.visite http://x3crise.blogspot.com/

p disse...

Não conheço Watchmen, mas sou fã da grande maioria desses supers herois.
To ansioso pras sequencias que virão dos herois da marvel onde os personagens de um filme vão aparecer em outros.
Num sei não, mas do jeito que as coisas vão, o filme dos vingadores vai ser mto foda, espero que seja msmo, prq gosto deles.
Gostei do post, mto bom.
Espero uma visita

www.teuculazarento.blogspot.com

Blog disse...

"A resposta pode ser Watchmen?"...
Realmente...... o filme foi bem indicado akiew na net, e o trailer é rasoavel....Mais o filme?? Como diz o bruninho aew o filme é muito tosco kra.....
O unico fator interessante foi sem duvida a ideia de encarar eles mesmos como vilões... ou entaum de ter que sacrificar algumas vidas para poupar milhares mais mesmo assim.... o filme deixou a desejar...

Dah uma passada lah no meu blog:
http://ideiasporletras.blogspot.com/
Abraço

Ingrid Veloso disse...

gosteii mto do blog!

se kiser
[link]http://marca-de-batom.blogspot.com/[/link]

Unknown disse...

X-men são os melhores
se puder
http://sonabrisa.nomemix.com/

Anônimo disse...

fantastico

Unknown disse...

Esse filme é muito bom! Além de ter uma trilha sonora perfeita, é muito bem entrelaçado. Pra mim, esse é o verdadeiro filme de super-heroi. Nunca fui fã de super-herois, sempre gostei do Watchmen, gostei também do Hancock, o heroi politicamente, incorreto.!

Parabéns pelo post...

Abraços
Cisco
http://suncrest.zip.net

Anônimo disse...

eu vi o trailer no youtube, achei bacana, mais muitos falaram que o filme naun é um dos melhores, que a historia em quadrinhos é melhor... bom eu nunca li... mais eu naun sou de ir a cinemas, naun kurto, vo espera ele aparecer aki na net para baixa-lo heheheheheh

Léo disse...

Fodão esse filme rsrsrsrs

Otimo seu blog

http://eitavidameu.blogspot.com/

Diego? Glommer? disse...

Olha, não tive oportunidade de ver Watchmen, mas já li a hq.

Simplesmente fantástica. Merece uma adaptação cinematográfica a altura. O que ouvi dizer no entanto é que pecaram em não conseguir dar o tom humanístico da história de Alan Moore. O que é uma pena.

É um filme que se perde na magia das grandes cenas, aparentemente. Ainda verei, apesar do receio. Espero que estejam erradas essas predições.

Abraços
.

http;//solucomental.blogspot.com

Esdras Bailone disse...

Adoro cinema, adoro uma boa leitura e o jeito q vc escreve me conquista a cada post.
Engraçado, mas ñ sei pq os filmes baseados em HQs ñ me chamam mto a atenção, exceto Batman e Homem Aranha dos quais sou fã.
Acho q é questão de costume. Todos esse filmes q estão sendo lançados agora eu ñ conhecia, nunca li nenhuma histórinha deles. Pra falar a verdade só lia mesmo Turma da Mônica q adoro.
De qualquer forma parabéns, vc é ótimo!!! Estou seguindo seu blog.
Abços!!!

Faz uma visitinha pra mim qdo puder:

http://ofantsticomundodeesdras.blogspot.com

Anônimo disse...

Adorei a postagem!
O blog em si é muito inteligente, me tornarei seguidora do seu blog.
espero que goste do meu:
http://ingridnaftalina.blogspot.com
Achei seu blog em uma comunidade do orkut.
Beijos.

Vinícius Hahn disse...

Esse filme é bárbaro! Vi o trailer no youtube também e achei muito interessante.
Gostei muito do Blog também. Sucesso ai cara..
Abraço

Unknown disse...

Ainda tenho que assistir watchmen, mas pelo que observei em diversos outros filmes de HQ, desde o homem de ferro e Hulk - ainda sai a LIga da Justiça e mais um monte de outros filmes pra desafiar atores e diretores.

Estou ansioso pelos resultados =P

Anônimo disse...

Querido amigo avassalador....
Num seculo XXI atormentado pelo choque com a realidade.. esfacelamento de ilusões.. nossos super herois devem acompanhar uma tendencia ao auto conhecimento e humanização de suas caracteristicas. deverão aparecer mais atormentados e conflituosos entre ser ou não ser absolutamente bom ...
veremos herois com depressão e estress pos traumantico... sofrendo de TOC e outros males do nosso tempo...

Anônimo disse...

Gostei do seu blog , mas não entendo nada de HQ...kkk. Então, infelizmente não darei uma contribuição esperada com relação ao poste, só posso me atrever a falar do blog em si,que tem uma linguagem bem envolvente, é rico nas imagens e os títulos despertam no leitor o interesse pela leitura.

http://palavrasdevaneios.blogspot.com/

Unknown disse...

o azul ali do meio eh da ora
xp

se puder
http://sonabrisa.nomemix.com/

Manúh =* disse...

kee coisa tosca kkkk
mais eu gostei

xD

Jonathan disse...

Os filmes de super herois sao interessantes, como alguns que voce citou, mas acho que ja esta meio saturado.

Eu nao vi Watchmen e nem tenho vontade.

Anônimo disse...

Confesso que nunca li Watchmen. Nunca me causou curiosidade, sinceramente. Acho que pra assistir ao filme eu deveria ler a HQ antes. Talvez eu faça isso.

Mas Batman de Joel Schumacher quase matou o gênero no cinema. Ainda bem que limparam a barra (muito bem) do morcegão em Batman Begins e The Dark Knight.

abs!

RJ disse...

vc mexeu no meu ponto fraco.. cinema misturado a quadrinhos é comigo mesmo..
e Watchmen, que ilustra o seu post é pra mim um dos melhores ilmes ja criados neste estilo.. se bem que Batman e Homem arnha tbm mataram a pau!

velho, eu esperava por este filme desde 2007...
abraços!

JackTekila disse...

Fala brother na paz?

entao, velho acho filmes de super herois os melhores que tá tendo ai na regiao...rs...

muito lega seu post.
Tmb nao vi WATCHMEN...Sorry

mais ai....


O interLouco está participando do concurso "Eu tenho um blog" Categoria Humor.
Se puder da um força lá.

abraco e sucesso

Thalita disse...

deve ser massa...
:P

Erich Pontoldio disse...

Não tenho muita vontade de ver esse filme até pq nunca fui leitor de HQ´s

Bruno Silva disse...

Bom post ...
Muito bem!

Unknown disse...

Homem Aranha é o melhor !


mas Watchmen tá quase lá, acho que os HQs dele são melhores do que os do aranha :)

Anônimo disse...

eu! o chapolim colorado!

Viviane Righi disse...

Oi, Fábio!
Olha, eu juro que nunca fui muito chegada nessa coisa de super heróis.
Mas, "sem querer querendo", assisti recentemente "O quarteto fantástico" - ULTRAMUITO atrasada, sei disso. Mas assisti e AMEI!!!!

Depois dessa, com certeza vou abrir mais o meu leque...

Abraços!

Dário Souza disse...

é gritante a evolução do mundo dos super-herois no cinema, axo que watchmen ja entrou no hall dos filmes classicos pra mim.To adorando teu blog

Fernanda disse...

Como professora, ando carecendo montão de uns superpoderezinhos emprestados desses nossos amigos... Uma cestinha básica: as capacidades voadoras do Superman (morrer em tanta verba de ônibus e metrô não é mole), a transmutação verdinha e assustadora do Hulk (que aluno iria se arriscar a ter uma professora levemente irritada?), as teias peguentas do Homem-Aranha (para imobilizar e amordaçar os menos adestráveis, uma mão na roda), a capa de invisibilidade do Harry (não em sala de aula, onde o apetrecho seria absolutamente redundante), o olhar fuzilante do Ciclope (precisa explicar?)... Bota aí mais uma boa dúzia de acessórios pessoais. Grandes poderes trazem grandes facilidades! Pena que, por enquanto, esse enxovalzinho básico é sonho de uma galáxia muito muito distante...